terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Aproveitando o Lixo.

Aproveitando o Lixo, Texto de Luiz Domingues. Vivemos uma época onde cada vez mais pessoas se conscientizam de que num planeta de mais de sete bilhões de pessoas, é inviável conviver com o desperdício. Novas formas de reciclagem, obtenção de energia e economia dos recursos naturais surgem a cada dia, dando-nos novas perspectivas aceitáveis de sustentabilidade. E uma que vem chamando a atenção pela criatividade e sobretudo pela simplicidade, veio do interior de São Paulo, específicamente Barretos, no norte do estado. Um pequeno empresário local, chamado Flaustino de Paula, criou um método eficiente de utilizar o lixo orgânico doméstico e proveniente de bares, restaurantes e lanchonetes, transformando-o em tijolos e/ou fertilizantes agrícolas. Nesse método, todo o lixo coletado é esmagado numa espécie de reator até virar uma massa. Após ser secado, é triturada e vira pó. Após esse processo, toma um banho com dois reagentes químicos que lhes eliminam todos os agentes contaminadores, bactérias etc. Esses reagentes tem fórmulas registradas e atestadas em sua eficácia pela UNESP, Universidade estadual de São Paulo. Flaustino as mantém secretas, por segurança contra a espionagem industrial. Usado para a agricultura, o pó tem cálcio e também um corretivo para controlar a acidez do solo, comprovada por estudos agrônomos. E como tijolo, tem a consistência necessária para formar tijolos mais firmes do que os tradicionais, segundo estudos realizados. Por enquanto, a empresa está atendendo particulares, mas a meta de Flaustino é ter como clientela, o maior número de prefeituras, interessadas em estabelecer parcerias no processo de coleta de lixo, com seu método de reciclagem. Essa ideia é sensacional, pois abre um caminho para resolver a questão dos aterros sanitários, verdadeiros depósitos de lixo insalubres, como criadouro de insetos, ratos e urubús, fora a contaminação do lençol freatico, contaminação do solo, vegetação e proliferação de doenças. Com um pouco de vontade política, essa importante parceria pode revolucionar a questão da coleta e destinação do lixo orgânico, promovendo higiene, bem-estar e gerando lucros, fora a eliminação do desperdício

6 comentários:

  1. Muito interessante essa matéria Luiz.Como é bom que as pessoas estão de alguma forma ajudando o planeta tanto para nós que aqui vivemos, para tbm para os que virão. Parabéns ao Flaustino de Paula, por ser mais um a aproveitar o lixo orgôrnico doméstico e ter essa excelente idéia ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bete :

      De fato, a ideia desse senhor Flaustino é excelente e se for levada por todas as prefeituras adiante, tornar-se-á uma tremenda solução para a ecologia e economia.

      Obrigado por ler e comentar !

      Excluir
  2. Oi, Luiz
    Que ideia genial! Espero que o empresário consiga expandir seus negócios.
    E resolver a questão de aterros sanitários, como você cita, já é um grande negócio.
    Acredito que, aos poucos, as pessoas, as poucos, terão consciência de que está ficando insustentável viver em grandes cidades, principalmente.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Janete !

      Verdade, falou tudo ! Uma ideia sensacional para a eliminação de desperdício e geração de receitas, empregos etc. Fora a questão da eliminação dos famigerados aterros sanitários, depósitos insalubres que só causam danos ao meio ambiente.

      Tomara que as prefeituras abracem essa ideia, em massa.

      Obrigado por ler e comentar !

      Excluir
  3. Muito boa a invenção de Flaustino de Paula, se realmente as prefeituras investissem nas moradias populares,iria ser um duplo problema resolvido, o problema do lixo está afetando muito nosso meio ambiente por todos os problemas q causa.
    Parabéns Luiz pela matéria, coisas boas devem mesmo ser divulgadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida !!

      Bem observado, se as prefeituras aderissem à essa ideia, poderiam investir mais em moradias populares usando esse material resistente e reciclável, entre outras coisas.

      Obrigado por ler, comentar e elogiar, amiga Ester !

      Excluir